Sempre quis instalar a luz de neblina traseira no padrão original, depois de pesquisar, estudar o diagrama elétrico vi que era possível, então fui em busca do material necessário e instalei.
Como os carros de hoje são bem tecnológicos e tudo controlado por módulos, não é diferente com a luz de neblina traseira onde o positivo não sai direto da chave de farol para a lanterna.
Quando é acionado a Luz de neblina na chave de farol, ela manda um sinal de 3v para a BCM que libera o 12v para a lanterna, vou postar o diagrama para facilitar.
É necessário configurar no módulo IPC a função do farol de neblina traseiro, não vem ativado de fábrica.
Material necessário:
· Conector de fonte de CPU velha;
· Fio flexível (cabinho) de 1mm;
· Lâmpada 1156 (1 polo).
· Lanterna traseira do para-choque com luz de neblina;
Ferramentas necessárias:
· Alicate de corte;
· Chave de fenda;
· Chave para desmonte de conectores;
· Espátulas para remoção de forro;
· Espaguete termo retrátil.
· Ferro de solda e estanho;
Referente a lanterna da luz de neblina no ML encontra da marca TYC, ela vem sem o soquete e a lâmpada, é uma boa marca, porém eu preferi importar uma lanterna original já com conector.
Vamos começar, não tenho muita foto, mas o principal que são as informações irei passar.
Para facilitar remova a tampa do porta-luvas, abaixo tem 2 pinos trava, é só puxar com uma espátula ou chave de fenda, feito isso vai ver o módulo BMC logo atrás.
O conector que iremos colocar o pino para a saída do fio até a neblina traseira é o conector C (cinza)
Eu usei um conector de fonte de computador velha, cortei o plástico para não quebrar o pino trava do conector.
Precisaremos colocar esse pino no pino 6 do conector C, abaixo parte do diagrama que nos interessa.
Para encaixar no conector só desconectar o conector da BMC e encaixar até travar, encaixa perfeitamente.
O fio até a lanterna eu passei pelo lado do motorista seguindo o chicote que vai até a lanterna traseira, o negativo peguei da própria lanterna traseira do carro e junto com o positivo passei até o para-choque. Essa parte não tenho fotos infelizmente.
Feito a parte elétrica é necessário ativar via ForScan, para isso é necessário um cabo EML327 ou ELS327, a configuração fica no módulo IPC no é necessário estar no Modo Engenharia 2.
Feito esse procedimento você já vai conseguir ativar a luz de neblina pelo botão original na chave de farol.
É possível importar a chave com o desenho da luz de neblina traseira, ou comprar uma chave do EcoSport que vinha com neblina, porém a chave do EcoSport não tem controle de luminosidade do painel, aí fica 2 opções, ficar sem essa função, ou desmontar as 2 chaves e trocar o botão.
Vai conseguir ligar a luz de neblina traseira quando:
· Chave de farol no 2º estágio (farol baixo)
· Chave de farol no 1º estágio (luz de posição/estacionamento) + Farol de neblina dianteiro.
Aqui o resultado esperado.
Só utilize a luz de neblina traseira caso seja realmente necessário, quando se tem neblina ou uma chuva forte. Caso contrário só serve para atrapalhar condutores que vem atrás podendo causar acidentes.