Informativo – Selo do Motor Sigma Usinado em Alumínio

Desde que fiz minha revisão de 90000km/8 anos em janeiro e resolvi trocar preventivamente os selos do cabeçote que começou minha saga, os selos velhos não estavam vazando (já haviam sido trocados em alguma revisão até os 40k km quando o carro era de meu pai), mas como já estava com tudo desmontado resolvi aproveitar e trocar novamente.

Usando sempre selos originais os mesmos ficaram vazando e muito, nesse meio tempo tentando resolver o problema fiz a troca de 6 selos (pelo menos são baratos), e tentado evitar o vazamento com algumas colas de alta temperatura, (Adesivo para Junta de Motores Diesel 3M™ e OrbiVed Alta Temperatura) onde não tive sucesso, com a primeira cola vazou muito nos 2 selos, com a segunda um dos selos ainda tinha um pequeno vazamento, este que fiquei uns 4 meses para resolver (falta de tempo e preguiça de desmontar tudo).

Nesse intervalo de tempo pensando como resolver, conversando com um amigo que é mecânico no interior me deu a ideia de usar Loctite 263, popularmente conhecido como “Trava Rosca“ (Loctite 263 Trava Rosca Alta Resistência 180ºc) e com isso tive a ideia de mandar usinar um selo de alumínio com dimensões diferentes.

Conversei com o torneiro e nasceu o selo (esqueci de tirar foto antes da instalação, faz parte) e a exatos 20 dias (09/07) fiz a substituição dele.

Após estes 20 dias e 1k km rodados, inspeciono eles semanalmente para ver se continuam 100% e até então zero problemas, acredito que não terei mais problemas relacionado aos benditos selos do motor.

Abaixo algumas fotos.

Selo em alumínio já aplicado o Loctite.
Já instalados, aguardei 20 horas para ligar o motor, optei em dar tempo para a cura total do Loctite.
Já instalados, aguardei 20 horas para ligar o motor, optei em dar tempo para a cura total do Loctite.
Aqui após 15 dias de instalado e com quase 1k km rodados após a troca.
Aqui após 15 dias de instalado e com quase 1k km rodados após a troca.
Quem tiver com o mesmo problema e quiser mandar fazer os selos segue as medidas do projeto.
Esse post foi publicado em Tutoriais e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Informativo – Selo do Motor Sigma Usinado em Alumínio

  1. fabioarai disse:

    Estranho selos “originais” continuarem vazando. Vai ver nem são tão originais. Muitos vendedores usam do eufeismo dizendo algo como “originais de reposição”. No meu entendimento existem duas categorias: originais (de CSS) e paralelas (mesmo aquelas produzidas pelos fabricantes das originais de CSS). Por outro lado, existem excelentes paralelas com qualidade superior às originais Ford vendidas na CSS. Enfim, é um assunto polêmico…
    Mas foi excelente solução a de usniar próprios selos, onde o teste de qualidade é mais eficaz, uma vez que nós mesmo fazemos in loco.

  2. Gabriel disse:

    Top demais, o da véia tb trocaram na Ford, com 60k km, mas não ficou vazando nada, mas eh bom saber dessa possibilidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s