Quem aí já teve problemas com água no compartimento das velas?
Fui trocar as minhas preventivamente e me deparei com esse tanto de água.
Inicialmente achava que o problema era infiltração na churrasqueira, mas o problema eram os selos do motor, oxidados.
Material necessário:
· 1x Junta da tampa de válvulas 4M5Z/6584/A;
· 2x Selo do Motor W528008/S9/00;
· Silicone de Alta Temperatura;
· Jogo de Velas (NGK: LTR7A-10 / Bosh: F 000 KE0 P45 – SP45 / Motocraft: 7S6G/12405/AA).
Ferramentas necessárias:
· Chave catraca;
· Soquete de 8mm;
· Soquete de vela 16mm;
· Chave de fenda fina;
· Chave de fenda média;
· Torquímetro para aperto das velas e tampa de válvulas (10 Nm nos parafusos da tampa de válvulas e 15 Nm para aperto das velas);
· Pano de microfibra ou trapo que não solte fiapos/pelos/etc.
Vamos ao trabalho
Comece removendo os cabos de vela, para quem não sabe os cabos tem a posição certa em cada vela, normalmente os cabos tem tamanhos específicos, o que torna difícil montar errado. No meu já dava para perceber o cabo molhado e com aparência de ferrugem devido a água no compartimento.
Agora remova a tampa do cabeçote usando a chave soquete 8mm.
Aqui como estava no meu carro, cheio de água, antes de remover a vela e o selo é necessário secar toda a água para não cair para dentro do motor.
Após secar tudo, remova as velas para facilitar o trabalho, no meu caso aproveitei e fiz a substituição das mesmas.
O saque dos selos requer um certo cuidado, comece com a chave de fenda mais fina para fazer um furo no centro, após use a chave de fenda maior para ir fazendo uma alavanca e conseguir desencaixar o selo, em caso de outras dúvidas no youtube tem vídeos do processo de remoção dos selos.
Usando o soquete 16mm que encaixa certo nos selos passei um pouco de silicone de alta temperatura em volta para melhorar (ou tentar pelo menos) a vedação e evitar futuros vazamentos, vamos ver a longo prazo se serviu para algo, feito isso só encaixar no lugar dele e empurrar com um pouco de força.
A próxima etapa é recolocar logo as velas, é mais prático sem a tampa, coloque no lugar com a mão e use a chave catraca para apertar até o final e o torquímetro para o aperto final, lembrando que o aperto é de 15 Nm para as velas.
Agora é a hora de trocar a junta da tampa de válvulas, não utilize a mesma pois pode e vai apresentar vazamento.
Remova a junta antiga da tampa e encaixe a nova, nessa junta não se usa nenhum tipo de cola adicional, apenas a junta.
Feito isso é encaixar no motor e apertar seguindo a ordem de aperto correta, use o soquete 8mm para enroscar os parafusos até o fim e com o torquímetro dê o aperto final, lembrando que o aperto da tampa de válvulas é de 10 Nm.
Após isso só falta encaixar os cabos de vela.
Créditos ao amigo Odirlei Souza
qual a mediada desse celo
Opa, vou ficar te devendo essa informação, não medi, comprei novos na css, são bem baratos
Nossa! Pelo aspecto, mais um pouco e ias ter (muita) dificuldade em remover velas…
Ficou muito bom o trabalho (caprichoso como sempre)!