Tutorial – Retrovisor Eletrocrômico, Sensor de Chuva e Faróis com Acendimento Automático Ford New Fiesta Hatch

Vamos a mais 3 upgrades OEM sendo eles:

Faróis com acendimento automático,

Retrovisor interno eletrocrômico (já utilizada os do Fusion G2),

Sensor de chuva.

Precisaremos:
– Sensor de chuva, AV1T/17D547/AD;
– Pastilha do sensor de chuva (Não se encontra a pastilha nova para compra, é necessário remover de um para-brisa quebrado);
– Molduras de acabamento, 8A61/17D568/AB/3YY e CV6Z/17D550/AA (é mais barato encomendar na CSS do que comprar usado no ML, paguei R$ 50 nas 2 peças);
– Chicote elétrico do teto da versão Titanium, D3BT/14335/AF/A
– Retrovisor fotocrômico EcoSport/New Fiesta/Focus MK2.5/MK3/MK3.5, AU5A/17E678/AD;
– Chave de farol com função de acendimento automático, D3BT/13A024/AB.

Ferramentas:
– Alicate de corte;
– Chave fenda pequena;
– Espaguete termo-retrátil;
– Ferro de solda e estanho;
– Fita de tecido;
– Fio/Cabinho flexível 0,50mm.

OBS 1: No MEU caso em específico (TOC), resolvi trocar o para-brisa pelo do Fiesta Titanium que já vem com a pastilha e a parte preta onde fica o sensor, caso não queira ter esse custo pode utilizar o retrovisor do Fusion G2, 8U5Z/17700/G. A instalação do retrovisor do Fusion você pode ver AQUI

Vamos a instalação.

Conectores da BCM:

A ligação do Retrovisor é feita em 2 conectores.

Pós Chave (linha 15) e negativo no conector C214 (localizado na coluna A LE), e no conector C211 localizado embaixo do painel também no LE.

As instalações são bem simples, vamos começar pela instalação do retrovisor fotocrômico.

As ligações são as seguintes:
Retrovisor pino 1 > Pino 2 conector C214
Retrovisor pino 2 > Pino 7 conector C214
Retrovisor pino 3 > Pino 16 conector C211

São somente esses 3 fios para o funcionamento do retrovisor fotocrômico.

Diagrama do retrovisor elétrico:

Para instalação do sensor de chuva são 3 fios também, positivo e negativo são os mesmos do retrovisor e um pino que irá ser ligado no Pino 11 do conector C2280G na BCM, que fica localizada atrás do porta luvas.

Sensor de chuva pino 1 > Pino 2 conector C214
Sensor de chuva pino 2 > Pino 7 conector C214
Sensor de chuva pino 3 > Pino 11 conector C2280G BCM

Diagrama do sensor de chuva:

Para instalação do Farol automático é apenas 1 fio, que sai do Pino 4 da chave de comando do farol para o conector C2280F também na BCM.

Diagrama da chave de farol:

Após feita a parte elétrica é necessário fazer algumas configurações via ForScan para ativar o farol automático e sensor de chuva.

No IPC é preciso alterar as seguintes configurações:

Farol Automático = Farol Automático
Sensor de Chuva = Sensor de Chuva

Tela de alteração do Sensor de Chuva.

Tela de alteração da Iluminação Automática.

No APIM modo AS-BUILT vai alterar para o número 3 na linha 7D0-02-02

OBS 2: Essa alteração do APIM serve para se quiser desativar a função do sensor de chuva automática pela tela do som.

OBS 3: Paga deixar a instalação o mais OEM possível, comprei conectores da BCM no ML, assim fica como original, onde é necessário fazer emendas todas são soldadas, isolados com termo retráteis e revestidos com fita de tecido.

Conectores com terminais da BCM comprados no ML, encontrei os mesmos em anúncios de venda da BCM e negociei com o vendedor.

Agora algumas fotos da minha instalação

Apesar de estar com o chicote completo do teto preferi não trocar completo, pois teria que desarmar as colunas e remover o forro do teto porque o chicote é colado na lataria, então desmembrei a parte que usaria e passei a parte.

Chicote completo e sensor de chuva:

Sensor preso na pastilha que é colada no para-brisa:

Molduras de acabamento do retrovisor:

Cheguei a medir e cortar em ploter um adesivo preto pra ficar o mais original possível, mas terminei trocando o para-brisa (Modelo em PDF):

Retrovisor original do New Fiesta/EcoSport/Focus MK2.5/MK3/MK3.5:

Retrovisor com as molduras encaixadas:

Aqui agora o chicote depois que desmembrei do original e deixei apenas o que usaria, após identificar tudo revesti o chico com Fita Tecido:

Aqui trocando o para-brisa:

Visual externo após colocar a película no para-brisa:

Visual interno, exatamente como no Titanium:

Explicação rápida de funcionamento dos itens instalados:

Faróis automáticos:

Quando a chave ficar na posição A e entrar com o veículo em locais de baixa luminosidade o farol acenderá automaticamente.

Sensor de Chuva:

Quando a chave do limpador estiver na 1º posição (originalmente é a posição temporizada) e chover o limpador entrará em funcionamento automaticamente, o botão giratório controla a sensibilidade do sensor.

Retrovisor Eletrocrômico:

Quando tiver outro veículo atrás do seu e o farol ofuscar o mesmo irá escurecer, essa função é desabilitada apenas quando se engata a marcha ré.

Agradecimentos aos amigos Odirlei e Vagner.

Esse post foi publicado em Tutoriais e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

13 respostas para Tutorial – Retrovisor Eletrocrômico, Sensor de Chuva e Faróis com Acendimento Automático Ford New Fiesta Hatch

  1. PEDRO AFONSO disse:

    Uma duvida, como me oriento na bcm tem alguma dica ou esquema ? quando você se refere conecor C2280F ou conector C2280G BCM como localizo ?

    • Ruan Spósito disse:

      Bom dia
      Veja o último post que fiz agora.

      • PEDRO AFONSO disse:

        MUITO OBRIGADO, SO MAIS UMA DUVIDA, NOTEI QUE NÃO TEM NUMERAÇÃO NOS PINOS, EXEMPLO ….1,2,3,4,5… EXISTE UMA LOGICA PARA SABER QUAL É O NUMERO DO PINO ? OU ORDEM CORRETA PARA ORIENTAÇÃO ?

        • Ruan Spósito disse:

          Nos extremos dos conectores tem o numero inicial e final dos pinos, exemplo:

          fileira 1 com 10 pinos, de uma lado vai ter a marcação 1 e no outro 10, na segunda fileira a mesma coisa, 11 e 20.

  2. josé rafael disse:

    bom dia, comprei um retrovisor para adaptar no meu new fiesta, talvez por falta de conhecimento nao consigo encontar o esquema elétrico, vendedor me disse que é de um fusion. São 5 fios branco,cinza,preto,laranja e verde, sabe me orientar qual a ligação correta? negativo, ré e positivo?

  3. Estou querendo fazer essa adaptação no meu New fiesta 2014 1.5 SE, andei pesquisando, encontrei o sensor de chuva a venda, porém no ML tem um módulo do sensor de chuva, que tem 6 pino e fica numa caixinha! Aquilo também é necesario?

  4. fabioarai disse:

    Esse é o Ruan (afinal um carro não é constituído só de faróis). “Pau pra toda obra” (queria ter disposição que você tem)…

Deixe um comentário