Mais um premiado com a mistura de óleo no líquido de arrefecimento, famoso problema do trocador de calor.
Esta peça tem como função resfriar o óleo do motor através da passagem do líquido de arrefecimento.
Infelizmente no motor sigma, tem sido comum o defeito nesta peça, onde ocorre contaminação no sistema de arrefecimento com óleo do motor, proveniente do vazamento no trocador de calor.
Algumas pessoas optam por isolar a peça mas NÃO recomendo. No caso, providenciei a troca por uma peça nova e original.
Segue códigos:
Resfriador: 7S7Z/6B85/6B
Junta: BE8Z/6L621/A
O custo da junta é relativamente elevado (média de R$ 66), mas na aquisição do Resfriador (ou trocador de calor), o mesmo vem com uma junta nova, não sendo necessário adquirir separadamente.
O resfriador fica localizado entre o bloco do motor e o filtro de óleo. Para soltar a peça, é necessário sacar o filtro de óleo e usar uma chave Allen 12mm. Para remontar, é fundamental o uso do torquímetro, com aperto de 55nm.
Para limpar o sistema contaminado, utilizei dois produtos da Koube: Limpa Radiador e o Konvertech. Este último foi o responsável para descontaminar o sistema, removendo o excesso de óleo das tubulações. Depois de várias lavagens, todo o sistema foi remontado, além da descontaminação do reservatório, feita separadamente.
Montagem finalizada com Aditivo Motorcraft Pronto uso. O sistema de arrefecimento do New Fiesta comporta 5,5 Litros.
No mais, seguem fotos e vídeos do processo.












Contribuição do amigo Odirlei
Todo motor Sigma “padece” desse mal?
E aquele “doce de leite” que sai do escapamento não compromete qualidade/desempenho do catalisador (em outras palavras, “tem” que trocar o mesmo também)?
Fala Fabio
Está bem reincidente esse problema, esta semana mesmo nos grupos que participo teve 5 casos, se o dono for desleixado com o sistema de arrefecimento piora ainda mais a coisa.
Devido a isso resolvi trocar o meu preventivamente, uma vez que o carro já tem 7 anos de fabricado e 100k km.
Abraços