Tutorial – Substituição do Trocador de Calor Motor Sigma 1.6 16v

Mais um premiado com a mistura de óleo no líquido de arrefecimento, famoso problema do trocador de calor.

Esta peça tem como função resfriar o óleo do motor através da passagem do líquido de arrefecimento.

Infelizmente no motor sigma, tem sido comum o defeito nesta peça, onde ocorre contaminação no sistema de arrefecimento com óleo do motor, proveniente do vazamento no trocador de calor.

Algumas pessoas optam por isolar a peça mas NÃO recomendo. No caso, providenciei a troca por uma peça nova e original.

Segue códigos:
Resfriador: 7S7Z/6B85/6B
Junta: BE8Z/6L621/A

O custo da junta é relativamente elevado (média de R$ 66), mas na aquisição do Resfriador (ou trocador de calor), o mesmo vem com uma junta nova, não sendo necessário adquirir separadamente.

O resfriador fica localizado entre o bloco do motor e o filtro de óleo. Para soltar a peça, é necessário sacar o filtro de óleo e usar uma chave Allen 12mm. Para remontar, é fundamental o uso do torquímetro, com aperto de 55nm.

Para limpar o sistema contaminado, utilizei dois produtos da Koube: Limpa Radiador e o Konvertech. Este último foi o responsável para descontaminar o sistema, removendo o excesso de óleo das tubulações. Depois de várias lavagens, todo o sistema foi remontado, além da descontaminação do reservatório, feita separadamente.

Montagem finalizada com Aditivo Motorcraft Pronto uso. O sistema de arrefecimento do New Fiesta comporta 5,5 Litros.

No mais, seguem fotos e vídeos do processo.

Sistema totalmente contaminado com óleo
Começo da serviço, remover a mistura para sacar o trocador de calor

O trocador fica entre o bloco do motor e o filtro de óleo.
Trocador novo x velho
Parafuso que fixa o trocador ao bloco do motor, e ao mesmo tempo tem a rosca para o filtro de óleo
Peça no lugar, cuidado para não esqueça da junta
Produto utilizado pra remover a contaminação do sistema
Sistema com Konvertech
Descontaminação do reservatório de expansão.
Aditivo Motocraft Pronto para Uso
Sistema descontaminado e com aditivo no lugar

Contribuição do amigo Odirlei

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2 respostas para Tutorial – Substituição do Trocador de Calor Motor Sigma 1.6 16v

  1. fabioarai disse:

    Todo motor Sigma “padece” desse mal?
    E aquele “doce de leite” que sai do escapamento não compromete qualidade/desempenho do catalisador (em outras palavras, “tem” que trocar o mesmo também)?

    • Ruan Spósito disse:

      Fala Fabio
      Está bem reincidente esse problema, esta semana mesmo nos grupos que participo teve 5 casos, se o dono for desleixado com o sistema de arrefecimento piora ainda mais a coisa.
      Devido a isso resolvi trocar o meu preventivamente, uma vez que o carro já tem 7 anos de fabricado e 100k km.
      Abraços

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