Tutorial – Instalação Regulagem de Altura Elétrica Farol Original New Fiesta Titanium 2017/2019

Com muito orgulho venho fazer esse post, realização pessoal e acredito ser o 1º aqui no Brasil a ter regulagem elétrica de altura dos faróis no New Fiesta e feita com base no diagrama da própria Ford.

Sempre tive intenção em adaptar os motores para ter regulagem elétrica no New Fiesta, então importei a chave de farol do New Fiesta Europeu para executar o projeto nos faróis que eu tinha feito o Retrofit.

No intervalo de tempo aguardando a encomenda vinda do Reino Unido eu consegui comprar com preço justo os faróis originais do Titanium 2017/2019 que tem projetores e DRL.

Conferindo os faróis quando chegaram descobrir que eles tinham os motores instalados, então meu projeto estava mais perto de se concretizar, uma vez que eliminaria a etapa da adaptação dos motores.

Agora vamos as tentativas, já sabia que no conector da chave do farol tinha 2 pinos vagos, até então não sabia que o um desses pinos seria da função automática do farol, então suspeitava que os 2 pinos seriam pra regulagem elétrica.

Como eu tinha desmontado os faróis para substituir os projetores e pintar a máscara, aproveitei e mapeei a fiação do motor, então liguei os 2 fios da chave de farol aos pinos do motor e bingo, não funcionou kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Então comecei a procura ao diagrama do Fiesta Europeu, o que deu um certo trabalho, pensei em comprar o acesso da Ford mas o valor era proibitivo, então fui pesquisar na internet, fóruns gringos até que finalmente consegui.

Agora a brincadeira iria ser moleza, e de fato foi.

Tem 2 modelos de chave do farol:

COM função de farol automático = C1BT/13A024/AB

SEM função de farol automático = C1BT/13A024/CB

OBS: A função de farol automático para funcionar da forma correta (ligando os faróis somente quando tiver em ambiente com pouca luz), não é só trocar a chave de farol para funcionar, Se o carro não tiver a função de fábrica e optar por utilizar essa chave, ao manter o seletor nesta função os faróis acenderam independente se o ambiente estiver com pouca ou muita luz.

Para a instalação será necessário passar 1 fio da chave do farol para os conectores dos faróis.

Chave de farol SEM função de farol automático
Chave de farol COM função de farol automático

A instalação é da seguinte forma

OBS: O pino 1 é compartilhado com a função dimerizada do DRL, quando esse farol é adaptado em versões que usam o farol comum é normal pessoal alterar o pino 6 pro pino 1, dessa forma o DRL funciona, porém, a regulagem não irá funcionar, pois a BCM só manda tensão de 10.2v no pino 6, então para conseguir funcionar é necessário fazer a instalação do DRL da forma original de fábrica, tutorial também disponível aqui no blog.

No meu carro não funcionou com alimentação do Pino 1 sendo feita pelo Pino 6.

O seletor na posição 0 o farol está na posição mais alta, na posição 4 na mais baixa, uma vantagem do seletor é que ele muda a cara 0.5, ou seja, temos posição 0 > 0.5 > 1 > 1.5 > 2 > 2.5 > 3 > 3.5 > 4, então temos 9 regulagens disponíveis.

Aqui um vídeo do funcionamento no meu carro.

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