Pessoal, vejam aí o Retrovisor Interno Fotocrômico do Fusion instalado e funcionando no New Fiesta.
O código da peça que utilizei é 8U5A/17E678/BB (as 2 últimas letras do código podem variar de acordo com a data de fabricação da peça), fabricada pela Gentex GNTX-461. O minha tem um conector de 7 vias com 5 fios, mas só usaremos 3 deles: Positivo (Pós Chave), Positivo da Ré e Negativo (Nesta ordem). Os outros 2 sinais (Fios 6 e 7) são de retorno da Bússola, que estes retrovisores tem internamente. Como não vou utilizar bússola, retirei os fios do conector para uma instalação mais limpa.
Outra dica interessante é que muitos retrovisores deste modelo no mercado de usados vem sem o chicote/conector. O meu veio mas a grande maioria dos usados não vem. Fiz um teste usando fios com conectores de Fonte de computador (conector 24 vias que vai na placa mãe) e encaixa certinho, sendo uma alternativa barata e funcional.
Puxar os sinais foi relativamente fácil, pois já tinha identificado antes com a instalação de outros componentes. O negativo foi derivado da luz de teto. O positivo (pós chave) e positivo da ré eu puxei da tomada de fios do lado passageiro, pois já tinha usado esses sinais para instalar o Módulo Tilt Down. Usei conectores de derivação para a conexão com o chicote.
Para retirar o retrovisor antigo, usei este vídeo como referência: https://www.youtube.com/watch?v=-eUCPtew1XE&t=209s
Estou muito satisfeito com o Upgrade novo, relativamente barato e muito útil, em tempos que os motoristas não sabem diferenciar o que é farol baixo, farol alto, farol de milha, farol de neblina e por aí vai.
Vamos lá…
Materiais necessários:
– 2 Scotchlok;
– 2mt Cabinho 0,75mm.
– Termo retrátil.
– Estanho.
Ferramentas necessárias:
– Alicate;
– Ferro de solda;
– Multímetro;
– Isqueiro.
Mãos à obra.
Comparativo dos retrovisores original x fotocrômico.
Conector original de 7 vias que veio junto do retrovisor.
1 – 12v Pós Chave | 2 – 12v Ré | 3 – Negativo | 4 – N/A | 5 – N/A | 6 – 12v Bússola (saída) | 7 – Negativo Bússola (saída) |
Teste usando conector de fonte de computador.
Código Gentex: GNTX-461 / Código Ford: 8U5A/17E678/BB
Visão por dentro do retrovisor fotocrômico. Em destaque, a bússola.
Vamos ao teste em bancada, retrovisor desligado.
Comparativo do encaixe da base do retrovisor que vai na pastilha colada ao para-brisa. Não houve necessidade de troca.
Pastilha original fixada ao Para-brisa.
Retrovisor já instalado no carro.
Detalhe para a parte traseira e do chicote subindo pelo forro de teto.
Retrovisor em funcionamento já no carro.
Créditos ao amigo Odirlei Souza
Pingback: Tutorial – Retrovisor Eletrocrômico, Sensor de Chuva e Faróis com Acendimento Automático Ford New Fiesta Hatch | Blog Fiesta White
Olá, na imagem que você mostra a pastilha original aparece uma caixinha preta no para-brisa logo atras do retrovisor, você sabe o que seria ela?
Bom dia Fábio
Antena do GPS
Boa noite amigo, ele retrovisor fica acesso alguém led de avisa de que está ativo… Sei q o do lado direito dianteiro é o sensor de luminosidade que faz escurecer, já o da frente para a luz do dia.. e o dianteiro lado esquerdo é o que?
Obrigado
Bom dia
Não entendi
Muito bom Ruan!
Assim vc está me incentivando a comprar comprar New Fiesta. Kkkkk…
É a evolução natural. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk