Tutorial – Isolamento térmico da bobina do motor ZetecRocam

Tutorial – Isolamento térmico da bobina do motor ZetecRocam

Devido a constantes problemas na queima da bobina por causa de superaquecimento segue uma dica para tentar resolver esse problema.

Ferramentas
Furadeira,
Tesoura,
Chave tork T-25,
Broca aço rápido 6mm,
Lápis ou caneta.

Material
Manta de cortiça pura (natural) ou cortiça emborrachada.

Vamos ao trabalho

Primeiro passo, desligue a chave da ignição, depois desconecte o plug da bobina.

A seguir desconecte todos os cabos de vela da bobina, puxando pelas coifas. Gire um pouco antes de puxar, podem estar “colados”.

Solte os parafusos com uma chave apropriada. (Tork T-25)

Continue soltando os parafusos com a mão, com cuidado para não caírem.

Quando os 4 parafusos estiverem soltos, saque a bobina, com muito cuidado para não deixar cair ou bater. Se a bobina sofrer queda ou impacto pode ser danificada.

Observe os pontos de conexão dos cabos de vela. Cada nº é o respectivo cilindro. Se o carro ainda tiver os cabos de vela OEM, o nº do cilindro estará gravado no cabo.

Com a bobina sobre a manta de cortiça, desenhe o contorno externo com a caneta. Não se esqueça dos 4 furos dos parafusos de fixação.

Antes de recortar o molde, faça os furos de fixação usando a furadeira com broca de 6mm.

Depois, recorte o molde por cima da linha desenhada.

Aqui a manta cortada.

Recoloque a bobina no lugar da forma inversa que você retirou, com o mesmo cuidado, e segurando a manta junto.

Recoloque os parafusos nos seus furos, rosqueie o máximo que puder com a mão.

DICA: Aproveite nesta ocasião e limpe os contatos dos cabos de vela, e da bobina. Faça uma limpeza a seco, com um pincel ou jato de ar comprimido. Nada de assoprar com a boca ou usar óleos nestes locais.

Reencaixe os cabos de vela nas posições. Lembre-se da numeração dos cilindros na bobina. Na dúvida auxilie-se por um espelho atrás da bobina. ATENÇÃO: prenda os cabos até ouvir um ou dois pequenos “cliques”, sinal que travaram nos bornes da bobina, sem risco de escapar.

Encaixe o plug na bobina, e está terminado.

Cortesia do Amigo Rafael Zimmermann

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20 respostas para Tutorial – Isolamento térmico da bobina do motor ZetecRocam

  1. diogo disse:

    muito obrigado pela dica, não aguento mais trocar bobina.

  2. Reinildo disse:

    O Agile queima muito a bobina será o mesmo problema eu posso fazer isto no Agile também?
    Alguém já fez e resolveu o problema?

  3. tarcissio disse:

    otima dica vale

  4. Alexandre Lopes disse:

    Obrigado por compartilhar, você pode informar a espessura da cortiça, visto que achei a venda tamanhos de 1, 2, 3 e 5 mm.

  5. Ronald disse:

    fera d+… esta cortiça que vc utilizou nas fotos é a cortiça natural eu emborrachada? valeu d+

  6. Lacier Carvalho disse:

    PARABENS! OTIMO CONHECIMENTO, QUE VC REPASSA AOS DEMAIS LEIGOS, COMO EU.

  7. Luiz disse:

    Parabéns pela ideia.

  8. Elementar meu caro Rafael, até o nome é de anjo.
    Muito obrigado pelas dicas.

  9. Nilson disse:

    Muito bom esse post!

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