Tutorial – Instalando calço do prato superior do amortecedor (Ka/Fiesta/Courrier)

Tutorial – Calço do prato superior do amortecedor (Ka/Fiesta/Courrier)

Ferramentas Necessárias
Chaves mista 9mm,
Chaves mista 18mm,
Desengripante spray,
Um pouco de óleo de motor.

Peças Utilizadas
Assentos superiores da mola traseira, Ford Ka 2012. Código 2S65/5599/BF

Observe a folga existente entre o prato do amotecedor e a torre na carroceria. Em determinadas ocasiões, as vibrações podem ocasionar ruídos e o piso causar pancadas secas (lombadas altas, valetas, tachões de piso, etc).

Espirre um pouco do desengripante na rosca do parafuso. Com a chave 9mm você trava o parafuso do amortecedor (já existe uma cabeça sextavada alí nesta medida), e com a chave 18 mm você desaperta a porca do prato.

Depois do desaperto inicial, quando sentir que a porca já está livre, continue sacando-a com a mão.

Retire o prato com a mão, só puxar para cima.

Coloque o calço na torre desta forma, com a aba para cima.

Depois de colocado o calço, recoloque o prato com atenção, e veja se ele vai se assentando na aba do calço. Com o reaperto a tendência é assentar um pouco mais.
OBS: O óleo de motor você coloca um pouquinho na rosca da porca, para deslizar melhor, e não gastar o anel de nylon interno (autotravante).

Dê o aperto de trava final da mesma forma que você tirou as peças no início. Com a chave 9mm você faz a “trava” e com a 18mm prende a porca. Não precisa dar sobreaperto, você sente naturalmente o fim de curso da porca.
O procedimento é o mesmo, do início ao fim, nos dois lados do carro.

Como fica o conjunto após montado. Alteração imperceptível à primeira vista.

Conjunto montado.

Cortesia do Amigo Rafael Zimmermann

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48 respostas para Tutorial – Instalando calço do prato superior do amortecedor (Ka/Fiesta/Courrier)

  1. Ruan Lobato disse:

    Para tirar o prato superior é preciso levantar o carro, ou ele sentado no chão mesmo normal eu posso afrouxar os parafusos e tirar o prato superior para eu colocar o calço?

  2. Andre Giovanni Souza disse:

    Olá, legal a idéia. Mas tenho uma dúvida.Pesquisando na net, também achei estranho a folga depois que troquei meus amortecedores. Mas dizem que essa folga é normal e que se apertar demais a direção vai ficar pesada, pois esse conjunto gira conforme mexe o volante certo? Não fica pesado a direção fazendo essa adaptação? Achei muito massa a idéia!

  3. Renato disse:

    essa folga no prato pode ocasionar vibrações sentida na direção, o meu ka 97 do lado esquerda está apertado mas do lado direito esta até rodando a borracha do prato, se eu fizer isso resolve

  4. Felipe Sebben disse:

    Então pessoal, já fiz de tudo, instalei esses calços, troquei amortecedores motorcraft, caixa de direção trw, bandejas completas com buxa e pivo, terminais de direção, molas, coxins e a porra do barulho ao passar em um buraco ainda acontece, um toca seco na roda que caiu no buraco.
    Ao subir aqueles meio fios de garagens tabém acontece um barulho não sei mais oque fazer, estou cansado de gastar dinheiro a toa na tentativa de resolver o problema, pois a maioria das peças que troquei tentando resolver o problema ainda estavam boas.
    Alguém ai tem alguma dica?

    • Renato disse:

      Vc já verificou se o escapamento da batendo em alguma parte do carro, ou se pode ser o rolamento ou até alguma lata solta tenta levar ele um um lava jato nos dias de folga sobe na rampa pede um amigo e coloca um toco ou ripa pequena e vc fica em baixa ou dentro da rampa ai quando ele tiver subindo e passar pelo toco, tenta ouvir de onde vem o barulho ai pode ficar mais fácil……. fiz isso e descobri que a bucha do parafuso guia da pinça de freio tava estourada ai tinha uma folga na pinça quando passava em buraco ela batia e acabava transmitindo pra direção….

  5. Danny Berg disse:

    Boa tarde, alguém teria as dimensões da peça para nos passar? Porque aqui na minha cidade não encontro a peça e o frete inviabiliza a compra… Portanto queria mandar confecciona-las e preciso das dimensões da mesma. Abraços.

  6. Patrick disse:

    Excelente tutorial! Uma pergunta: comprei dois amortecedores com kits completos e pedi ao mecânico pra trocar. Só q percebi que ficou uma folga bem grande do coxim pra lataria. Esse calço do prato não vem nesses kits? Estou achando super estranha essa folga.

  7. Carlos. o meu ford fiesta. quando estou andando com. ele que vo virar a direita que almento a velocidade treme muinto a roda dianteira direita o que deve ser.

  8. Carlos Alberto. quando estou andando com o meu carro que vou virar a direita a roda direita treme muinto o que deve ser.

  9. Carlos.eu tenho um ford 2000 e o prato superior da mola traseira bate muinto. eu ja fui em varias lojas mais nâo acho. o que eu fasso

  10. robson eduardo santos disse:

    Boa noite amigos!!! Tenho um fiesta class 2001 e meu problema é o prato superior da mola traseira que vai alargando e começa a bater!!! Será que esse tutorial serve para meu caso… Já troquei duas vezes !!! Grande abraço.

    • Ruan Spósito disse:

      Bom dia Robson
      Vc ta usando original ou paralelo? Tive um 2003 e vendi com 11 anos e com a suspensão original, nunca tive esse problema.
      Abs

      • robson eduardo santos disse:

        Boa tarde Ruan!!!
        Sim originais… Esse carro esta conosco desde zero km. Amortecedores e kits trocados dentro da superfor, mas o prato superior não dura!!! Sei que é um defeito de fabricação, mas gostaria de saber se existe alguma solução, até pq esse carro é xodó da família!!!

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