Tutorial – Instalando barra estabilizadora New Ka

Afim de melhorar a firmeza do carro, ter menor inclinação de carroceria nas curvas, e maior firmeza em velocidades de estrada, vamos instalar a barra estabilizadora do Fiesta MK6/MK6.5/MK6.75 (Baiano).

Post atualizado em 11/02/2016

Peças utilizadas
1 barra estabilizadora Fiesta MK6 / MK6.5 / MK6.75 “Baiano” (7S65/5494/AA),
2 bieletas COFAP BTC 01101 ou Original Ford (96FB/3B438/AB),
4 parafusos M10X20 (19mm) com porcas lisas e arruelas de pressão,
2 jogos bucha da barra estabilizadora Fiesta (2S65/5484/AB)

Ferramentas necessárias
2 Chave de boca 15mm,
Martelo,
Flanela/estopa.

Vamos ao trabalho.

Afrouxe um pouco as porcas das rodas dianteiras com o carro ainda no chão, mas não as retire ainda. A seguir, levante o carro de modo adequado, e só depois de calçado termine de retirar as rodas.

OBS: O local ideal para o apoio de um macaco tipo jacaré é nos parafusos que prendem a balança da suspensão, perto da bucha traseira, junto ao agregado. (Ka SPORT – cuidado com as saias laterais)
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Calce o carro adequadamente com cavaletes de trabalho. (O local ideal para apoiá-los é nas extremidades do agregado).
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Com o carro suspenso, as rodas podem ser removidas. Certifique-se de que ele está firme antes de começar os trabalhos.
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Observe antes de proceder qualquer desmonte se seu carro está dotado de amortecedores com olhais. Eles fixam a bieleta da barra estabilizadora.
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Depois, localize os 2 furos programados no agregado para fixação da bucha. (SETAS)
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Bucha a ser usada com a capa. Uma opção mais barata é este kit pronto da marca Kit & Cia, ref. 20224.
Os parafusos (M10X20 – cabeça 19mm), porcas e arruelas de pressão devem ser comprados à parte.
OBS: quem preferir as buchas originais da Ford, o código é 2S65/5484/AB. As capas originais também são peças separadas (não tenho o código). Acredito que a diferença de qualidade entre a OEM e a paralela é mínima. Fica a seu critério a escolha. O kit paralelo é mais prático por vir capa/bucha juntos.
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Parafuso M10X20 (19mm)
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Detalhe da bucha, capa e parafusos.
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SIMULAÇÃO: a bucha como ela fica no local específico. Observe a posição da bucha, corte do “C” aponta para a frente.
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Estou usando esta imagem de uma barra do Fiesta Amazon (2002-08) pois me esqueci de tirar da barra nova. A diferença básica são as curvaturas assinaladas em vermelho que mostram o ângulo aproximado.
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Observem nesta foto de um agregado de Fiesta Rocam das últimas séries as curvaturas indicadas na foto anterior.
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As bieletas utilizadas.
Marca COFAP cód.: BTC 01101 (Escort, Verona, Logus, Focus)
Cabeça: 30mm dia.
Comprimento total 265 mm
Distância entre roscas dos pivôs: 235 mm [pivôs opostos]

Ou se preferirem estudem alguma de comprimento semelhante, conforme o projeto (suspensão rebaixada, preparada, etc).
http://www.mmcofap.com.br/catalogos/pdf/bieletas.pdf
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Na sequência, solte as porcas dos terminais de direção das pontas de eixo (chave 15mm). Você precisa fazer isto para ganhar espaço na hora de passar a barra.
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Para liberar o terminal, use um sacador próprio para este fim, pois ele pode estar colado no seu alojamento.
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Desloque suavemente os braços axiais com a mão para ganhar espaço conforme suas necessidades.
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Comece a introduzir a barra com as mãos por trás da caixa de direção, entrando pelo lado do motorista. (ATENÇÃO: proteja com uma das mãos a ponta que ainda não entrou p/ não bater no para-lamas).
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Deslize a barra por trás da caixa de direção, inclinando-a para os lados, para cima e para baixo conforme a necessidade.
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Ops!! Faltou espaço? Então tire o defletor de calor da caixa de direção (carros com Dir. Hidráulica). São 4 parafusos 10 mm em posições bem chatas. Você terá que entrar com o corpo embaixo do carro para ter acesso à eles.

OBS: esta tarefa é demorada pois há pouco local para girar a mão e a chave, e os parafusos tem roscas longas.

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Tire o defletor, e você já ganha mais um bom espaço.
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Aqui vem a parte mais chata. A barra irá esbarrar na caixa de direção no lado do carona. Você terá que suspender momentaneamente a caixa de seu suporte em um dos lados. Solte ela usando uma chave 15 mm na porca e uma 13 mm na cabeça do parafuso combinado.
Infelizmente não foi possível tirar mais fotos deste processo, mas a dica é: aja intuitivamente, suspenda caixa por alguns instantes e passe a barra por baixo dela até conseguir o encaixe perfeito. Feito isto volte a caixa ao seu suporte e reaperte o parafuso.
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Anotem este código, é a peça que vocês devem procurar: 7S65 / 5494 / AA. Esta barra é a mesma dos últimos Fiesta Rocam, tem as mesmas dimensões do agregado do Ka.
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Finalmente a barra já está no seu lugar, aqui vista no lado do carona. Contornando ao lado da bandeja e já em posição de trabalho (levemente inclinada para baixo).

OBS: aqui você já deve começar a colocar as buchas na barra (se possível à seco – mas se houver muita resistência, o que é previsível, passe um pouco de WD-40), e após assentá-las, coloque as capas, e depois os parafusos.
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Barra vista do lado do motorista. Mesma situação, desviando-se perfeitamente da bandeja e coifa dos axiais da direção.
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Amortecedor novo que fui obrigado a trocar por conta da quebra da bieleta.

(OBS: espero que ninguém precise trocar os amortecedores, porque exige uma força descomunal e o risco de se machucar é grande. Mas se já estiver na ocasião de fazer, chore de uma vez só, hahaha)
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Barra passando por trás e por baixo da caixa de direção hidráulica, convivência perfeita.
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Barra e caixa de direção convivendo perfeitamente. Notem a bucha nova (mesma do Fiesta Rocam dia. int. 12,5 a 13mm).

OBS (1): repare a posição correta da bucha, o corte que forma um “C” deve apontar p/ a frente do carro.

OBS (2): notem a posição dos parafusos/porcas que prendem a capa da bucha, preferi colocar as porcas por cima e os parafusos por baixo, pois é a única posição que permite o acesso das chaves. Se na hora de colocar o parafuso pelo furo do agregado o mesmo entrar preso ou muito justo, aumente ligeiramente o diâmetro do furo com uma broca, apenas o necessário para o parafuso não “encavalar”.
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Barra com bieleta montada. Mais vertical, como num projeto original. A bieleta é só encaixar, alinhar na mão e apertar bem com chave e contra-chave. (Se for usar bieleta paralela, siga a dica de conferir o perfeito assentamento antes de instalar (vide meu tutorial sobre como identificar peças com defeito).
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Barra desviando da coifa do axial, lado do motorista. Carro já no chão.
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Uma última foto com o carro no chão, para mostrar que a barra está nivelada com o piso, e a curvatura fazendo seu papel de manter a distância adequada das coifas do axial da direção. Acredito que este seja o ponto ideal de trabalho. Quem quiser testar outras bieletas (maiores/menores) para outros resultados, fique à vontade. Será bom para trocarmos ideias.
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Antes de baixar o carro recoloque as rodas, centralize-as bem encostando as porcas até o final. Com o carro chão termine o aperto das rodas.
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Saia para testar e sinta a diferença conforme seu feeling do carro. Mãos à obra e boa sorte!
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Cortesia do Amigo Rafael Zimmermann

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15 respostas para Tutorial – Instalando barra estabilizadora New Ka

  1. cassiano disse:

    ah desculpe ando nos track day e so instalei uma na traseira para escorregar por igual ou sobreesterçar. Ganha-se tempo, pois qdo escorrega d frente temos q aliviar o pé e de traseira da-se mais motor

  2. cassiano disse:

    Por favor leiam com atenção o texto no link. O ka GII 2008 -2013 não possui o estabilizador pela maior distancia ente eixos, da versão anterior tende a subesterçar (escapar de frente ) e ao instalarmos a anti roll bar ( estabilizadora ) ele so tende a escorregar mais ainda frente mas como a carroceria ira rolar menos dá -se a sensação de melhora contudo na chuva percebera q escorregara mais ainda de frente. link: http://bestcars.uol.com.br/ct/estabil3.htm

  3. ROBERTO MAYER CARDIERI disse:

    Meu KA é um Tecno 2010/11, e comprei exatamente a peça de código 7s655494aa, entretanto não foi compatível com o agregado que tem a distância de fixação 565 mm enquanto a barra tem 740 mm de distância de fixação. Outro detalhe, as fotos 26/27 mostram uma barra reta entre os pontos de fixação, enquanto na 17 a parte central tem curvas que fazem parecer uma “manivela”, ou seja, não é reta. A peça do código informado tem um “desvio” maior ainda. Resultado, não consegui instalar a barra. Uma dica: se soltar a caixa de direção e calça-la, fica bem mais fácil de passar a barra pelos obstáculos. Pena que a peça não foi compatível, ao menos com esse ano.

  4. Eduardo De Paula disse:

    Olá amigo!

    Primeiramente, quero tecer elogios sobre o ótimo tutorial, bem explicado, com muita clareza. O meu carro é um Fiesta Rocam fabricação 2013. Não tem barra estabilizadora (descobri quando troquei o braço axial direito). Pergunto: 1) o procedimento é o mesmo? 2) quanto você gastou com as peças, principalmente com a barra original (as outras peças eu consigo saber quanto custa); 3) Você comprou a barra usada mesmo ou nova? Estou com dificuldades em encontrar no mercado livre (só encontrei um vendedor que vende com o agregado) 4) tenho pretensão de trocar as molas originais por esportivas da Eibach (elas baixam o carro em torno de 30mm, mantendo os mesmos amortecedores). Neste caso, as bieletas precisarão ser modificadas?

    Um abraço!

    Eduardo.

    • Ruan Spósito disse:

      Bom dia Eduardo
      Obrigado pelos elogios
      Quanto ao valor não lembro o valor gasto, foi um amigo que fez essa instalação, ele comprou as peças na CSS.
      Quanto ao uso de molas esportivas nunca vi nenhum relato que foi necessário troca de bieletas quanto se usa elas.
      Abs

  5. Felipe Sebben disse:

    Ola, comprei 2 bieletas pensando que mu carro ja tinha essa barra mas qd fui instalar percebi que nao tem a barra estabilizadora, é um fiesta 2001 igual o white edition, gostaria de saber se o procedimento é o mesmo para a instalação e se o conforto melhora pois nao gosto de correr, iria instalar mais pelo conforto pois vi muitas pessoas dizendo que melhora.

  6. João disse:

    Ola, gostaria de saber para qual o uso dessa barra ai, não tenho mto conhecimento, porque ela nao veio no carro? Outros carros da ford da para colocar ela, esse item é muito importante?

    • Ruan Spósito disse:

      Bom dia João
      Barra estabilizadora deixa o carro mais firme, infelizmente não é item de série na maioria dos carros. O ka não tem nem como opcional.
      Para quem gosta de ter um carro mais firm é item bem importante

  7. Daniel disse:

    Olá, Ruan Spósito!

    Pelas imagens parece que a barra estabilizadora está tocando se não me engano nos braços de direção… Isto ocorre de fato?

    Obrigado!

  8. clebson souza disse:

    Bom Dia,
    Amigo este ka que vc instalou a barra e que ano? esta barra serve no ka 1.0, 12/13?

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