Tutorial – Trocando a Junta da Tampa de Válvulas

Material necessário:

– Junta nova de preferência original;
– Chave “L” 8mm ou chave catraca com soquete de 8mm
– Pano velho para limpar a tampa antes de colocar a junta nova

Mãos a obra:

Desconecte o sensor de posição do comando;

Desconecte a mangueira do respiro de óleo;

Desconecte a válvula P.C.V.;

Desconecte os cabos de vela da bobina, marque os cabos para não conectar errado na hora da montagem… e tire o conector da bobina;

Com a chave 8mm retire os parafusos e a tampa de válvulas;

Tire a junta velha e limpe com um pano velho limpe o local da junta;

Coloque a junta nova na tampa e rearme tudo;

Cuidado na hora de dar o aperto nos parafusos, não precisa arrochar os parafusos, somente um leve aperto é suficiente; conecte todos os cabos que foram retirados e os cabos de vela prestando atenção para não colocar nas posições erradas….

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128 respostas para Tutorial – Trocando a Junta da Tampa de Válvulas

  1. Carlos Diller disse:

    Boa tarde! Qtos quilos de torque, tem os parafusos da tampa do tucho do Fiesta Roçando 1.0?

  2. kennedy alves disse:

    amigo bom dia , to com uma pequena duvida , eu sem querer quebrei a minha valvula PCV , o processo para troca-la e facio ?

  3. Felipe disse:

    Estou precisando trocar os tuchos do meu fiesta zetec 2001, eu preciso remover o comando para trocar eles?

  4. Celio disse:

    Boa tarde Ruan,
    Tenho um Ford Ka XR 1.6 2006 e estou colocando nele um manômetro de temperatura da água já que ele não tem este ítem de fábrica. O manômetro já esta instalado na coluna esquerda do parabrisa juntamente com outros dois sendo um voltímetro que já funciona e um da pressão do óleo que preciso colocar pra funcionar também. Com relação a temperatura da água, estou pensando em colocar o sensor de temperatura em uma das mangueiras que entram na válvula termostática. Vou colocar um “T” de aço ou alumínio na mangueira e prender com abraçadeiras e nesse “T” vou colocar o sensor. Minha dúvida é qual a mangueira que devo colocar o “T”, se é antes da válvula termostática ou depois dela. E qual é a entrada da água na válvula e onde fica a saída ? Se puder me ajudar ainda, com relação ao medidor de pressão do óleo, sei que vou precisar de uma mangueira específica pra ligar do manômetro até o motor mas onde exatamente vou conectar a outra ponta desta mangueira? É no carter? Tem algum lugar ali pra rosquear a mangueira ou preciso furar o carter ou é no bloco do motor? Agradeço desde já.

    • Ruan Spósito disse:

      Fala Célio
      Liga na primeira mangueira, a outra é retorno da válvula do ar quente. Quanto a mangueira da pressão do óleo vou ficar te devendo essa informação.
      Abs

      • Marcos Tavares disse:

        Pessoal gostaria de compartilhar com vcs um sistema que coloquei no meu ka que julgo ser melhor que o manometro de temperatura de água . O tal produto chama-se SPIA ELETRONICO vendido pela DONATTI RACE, o produto é um pouco mais caro mas a grande diferença é que o spia tem um sensor que é ligado diretamente no bloco do motor passando para o relogio digital a temperatura real do bloco do motor ou cabeçote. Instalei o mesmo depois de ter a junta do cabeçote queimada duas vezes por vazamento de agua. um baita prejuizo. Agora monitoro o tempo todo a temperatura em que o motor esta trabalhando. Aos amigos que tem esses carros sem marcadores de temperatura vale a dica pois sem bem do que estou falando, senti no bolso. Um abraço a todos.

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