Tutorial – Mala Elétrica Fiesta MK4/MK5

Trabalho simples e fácil….

Material necessário…
– kit trava elétrica universal 2 fios;
– cabo de aço de bicicleta;
– botão para acionamento
– micro retífica (para fazer o furo no console);
– chave tork (para retirar a fechadura);
– chave philips;
– fios;
– terminais;
– abraçadeiras plásticas;

Pra cortar o console certinho fiz um molde numa cartolina pra poder marcar o console pro corte….

Com a micro retífica fiz o corte e dei o acabamento…

Botão certinho no console….

Como o chicote veio com fios curtos, emendei, soldei e isolei com espaguete termo-retrátil…

Pinagem do botão
image
2 – Alimentação 12V
4 – GND
5 – Positivo Iluminação (Pós Iluminação ou Pós Ignição)
7 – Saída para o relê

Ps. Esqueci de tirar fotos do chicote finalizado com espaguete, preso no suporte do console e onde fiz a ligação…

Passei o fio de cima pra baixo….

Tirei as tampas pra facilitar na passagem do fio….

Pra ficar mais organizado passei o fio por dentro da longarina do teto….

Desci o fio pela longaria na coluna….

Fio saiu junto do auto-falante trazeiro, o fio que vem do botão estava esperando ele….

O suporte do cabo já tinha o outro furo quase pronto…

Só fiz o furo na parte de cima para poder passar o outro cabo…

Fechadura já tem 2 furos, o outro furo é usado na trava elétrica quando vem de fábrica…

Cabo no lugar, só colocar a fechadura no lugar….

Tive q fazer um furo na mala pra prender a trava…

A regulagem do cabo fiz com o suporte que vem no kit da trava….

Preferi não cortar o cabo que sobrou, enrolei e usei uma abraçadeira pra prender…

O terra usei terminal argola e ficou preso no parafuso que prende a trava, o positivo usei terminais de encaixe…

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80 respostas para Tutorial – Mala Elétrica Fiesta MK4/MK5

  1. Gabriel disse:

    Boa tarde, sabe me dizer qual é o tamanho do alto falante das portas dianteiras?
    E qual o tamanho deste alto falante traseiro que por onde você passou os fios?
    queria colocar alto falantes iguais aos que voce colocou! é preciso algum cabo adaptador para instala-los?
    e para trocar os alto falantes das portas por um mais potente precisa de algum cabo adaptador?

    Desde já muito obrigado!

  2. sostns disse:

    Oi, pra q serve o terminal 3 no botao?

  3. queria perguntar, ali na parte do botão tem um fio que diz que sai para o rele, qual rele????

    • Ruan Spósito disse:

      opa Tiago
      blz?

      o relê utilizado é um relê universal de 40A, o mesmo usado nas instalações de farois de milha.

      30 – 12v da bateria
      85 – botão (fio que vem do botão)
      86 – negativo (terra)
      87 – trava elétrica

      se quiser fazer a instalação para só abrir a mala quando o freio de mão estiver acionado ligue o negativo no fio do interruptor do freio de mão, pra não dar retorno pra luz do painel utilize um diodo 1N4007 ( http://www.yoreparo.com/foros/files/diodo_338.jpg )

      qualquer dúvida só falar
      abraços

  4. Flavio Pascoal disse:

    essa parada é uma guerra bixo huahauhauaha.. ta tudo feito, so falta regular a mala q ta fodzzzz… alguma dica? abraço

  5. Flávio Pascoal disse:

    eu tenho duas dúvidas.
    1 – com um motor de 5 fios da pra fazer?
    2 – como fica a ligação desse motor em um botão de 2 polos?

    abraço

    • Ruan Spósito disse:

      nunca tentei usar motor de 5 fios, pra ele funcionar tem que ter a centralina EU AXO, só tentando…

      não entendi o que seria um botão de 2 polos… se for desses tipos liga e desliga não serve, se esquecer de desligar não vai travar, o ideal é que seja botão de toque

      abs

      • Flávio Pascoal disse:

        em relação ao motor, pelo q li e pesquisei a diferença entre a de 2 fios pro de 5 são as funções a mais do de 5 fios, assim acredito q dê sim pra usar o de 5 fios, vou testar amanhã…
        o botão é de toque, porem não tem 6 pinos igual o do tutorial, tem somente 2… como ficaria a ligação desse botão sem relé?
        vlw Ruan

        • Flávio Pascoal disse:

          Olá Ruan,
          consegui fazer… com o motor de 5 fios, basta isolar o marrom, preto e branco e usar somente o verde e azul…
          usei um esquema com relé q achei em outro forum, esse esquema ja era com um botão de 2 pinos.
          vlw a atenção

          abraço

        • Ruan Spósito disse:

          ok, só vc colocar o botão no meio do positivo….
          o meu é de 6 pinos pq é o botão original

  6. Reginaldo disse:

    Eu de novo te perturbando Ruan rss, seguinte, vc falou pra comprar o multimetro, pois bem, serve qualquer um, ou tem que ser automotivo ? Estou com duvida na utilização do multímetro…por ex, tem um tufo de fios lá de várias cores, o cabo preto do multimetro sempre terá q ser testado num fio preto, e o vermelho sempre num fio vermelho ? Pode acontecer de ter corrente continua 12v num fio que não seja de cor vermelha? Uma vez que nem todo vermelho vai ter corrente contínua com a chave do carro desligada correto ? Qual a posição da chave do multímetro para medir a corrente da fiação automotiva ? Abraço !

    • Ruan Spósito disse:

      qualquer multímetro… desde os basicões de R$ 10 ja da pra fazer muita coisa com ele… o cabo preto é o negativo, o vermelho onde vc vai encostar pra testar, não significa q sempre será num vermelho que vc vai colocar ele… se colocar invertido não da nada… apenas vai informar negativo (-12)
      pra testar vc usa em corrente continua na escala de 20v

  7. Reginaldo disse:

    hahahaha, mas vc disse: “na lanterna do chevette só existe 1 terminal, que é a saida do negativo, o aterramento do interruptor é feito pelo parafuso que irá prender ele na lata do carro”,
    Bom, de qualquer forma entendi tudo…agora, sera que essa tampa lateral que vai da frente ao fundo do carro, sai com facilidade, tem um parafuso de plastico no começo, mas depois tem umas presilhas redondas, é soh puxar que solta mesmo ? Outra coisa, o interruptor, vou fazer um furo na lata, aliás dois furos de tamanhos diferentes olhando pela foto do interruptor não é não?

    • Ruan Spósito disse:

      na frente tem um parafuso plastico, no meio dela tem 3 ou 4 pinos plasticos, no final tem uma tampa q tem um parafuso philips (tem q soltar o assento pra tirar ele) ai é só puxar… tem q tirar akele acabamento q esconde os parafusos do banco dianteiro…

      o interruptor vc fará 2 furos.. um grande e outro pro parafuso

  8. Reginaldo disse:

    Vamo lá então ahahahah, bem, vou puxar da caixa de fusíveis e passar pela lateral, a peça inteira que terei que soltar…vou comprar a lanterna do chevette/monza certo, vc disse que existe somente uma saida que é a negativa, fiquei na duvida, e saida positiva da lanterna pra ligar a lampada ao fio 12 v? Num teria que ter duas saidas como mostra na foto da lanterna onde aparece o dedo de alguém rs, tipo uma pro positivo e outra pro negativo ? O interruptor então ligo nele apenas um fio, o negativo que também deve ser ligado ao polo negativo da lanterna certo ?

    • Ruan Spósito disse:

      o que falei q era só um terminal é o interruptor… hahahaha… a lanterna tem 2 mesmo, posivo/negativo, o positivo vc vai ligar direto na lanterna, o negativo que sair do interruptor que vai pra lanterna…

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