Ford News – Recall Ford Ka

Campanha de Serviço (recall) – Interferência do chicote elétrico

Introdução

Veículos Novo Ka listados neste Boletim podem apresentar interferência de algumas ramificações de seu chicote elétrico com pontos da carroceria localizados no compartimento do motor e painel de instrumentos. Esta interferência pode ocasionar fissuras no isolamento dos fios que compõe o chicote, resultando em queima constante de fusíveis, inoperância de itens de segurança como faróis e setas direcionais. Em caso extremo, pode haver curto-circuito do sistema elétrico e princípio de incêndio no compartimento do motor.

1. Veículos envolvidos na campanha

Estão envolvidos nesta campanha veículos produzidos até 31 de Janeiro de 2010 (inclusive). Nos anúncios de divulgação da campanha utilizou-se como critério os oito últimos dígitos do chassi do veículo (até AB203702).

A utilização dos números sequenciais para determinação da janela afetada facilita a identificação, por parte dos Clientes, dos veículos potencialmente envolvidos, porém acaba por incluir veículos de produção posterior à data de corte. O número de sequenciamento do chassi corresponde à ordem de entrada dos carros na linha de produção, e pode variar conforme o catálogo do veículo, cor, motorização, etc.

2. Procedimento de reparo

O procedimento de retrabalho é dividido em duas etapas. A primeira contempla o retrabalho da fixação do chicote na região do painel de instrumentos combinados e a segunda na região do reservatório do líquido de arrefecimento.

Importante:
Antes de executar o retrabalho recomendado, o Distribuidor deverá inspecionar o chicote nas regiões definidas acima em busca de cortes e fissuras de sua capa isolante. Caso constatada alguma avaria, o chicote deverá ser substituído por uma nova peça disponível no P&A. O Distribuidor não deverá, em hipótese alguma, realizar retrabalho no chicote elétrico.

3.1. Instrução de Serviço (interior do veículo)

a) Remover a parte superior da capa da coluna destravando seus pinos;

b) Remover os parafusos de fixação (Fig.4) e a moldura do painel de instrumentos;

c) Remover o parafuso de fixação do painel de instrumentos e desconectar seu chicote;

d) Remover o painel de instrumentos;

e) Avaliar o estado do chicote elétrico próximo aos possíveis pontos de contato com cantos vivos da travessa metálica de fixação do painel de instrumentos e se seu roteiro e fixação estão adequados;

f) Adicionar um calço isolante (cantoneira) no reforço transversal da travessa metálica, em seu lado esquerdo;

g) Instalar a cinta plástica envolvendo o chicote e fixando-o junto à travessa metálica, conforme indicado;

Importante: Antes de seguir ao próximo passo, garantir a fixação do chicote e sua impossibilidade de deslocamento.

Esta operação é fundamental no procedimento de retrabalho.

h) Cortar a tira excedente da cinta plástica para evitar possíveis fontes de ruído;

i) Verificar o posicionamento do clip de fixação do chicote do lado direito. Ajustá-lo, se necessário;

j) Montar o conjunto, seguindo a ordem inversa de desmontagem.

3.2. Instrução de Serviço (compartimento do motor)

a) Remover a fixação do reservatório do líquido de arrefecimento;

Atenção: Não é necessária a remoção da mangueira do sistema de arrefecimento.

b) Deslocar o reservatório do líquido de arrefecimento de forma a permitir o acesso ao chicote do compartimento do motor. Remover a cinta plástica e o clip de fixação existente;

c) Avaliar o estado do chicote elétrico próximo aos possíveis pontos de contato com cantos vivos de seu suporte e se seu roteiro e fixação estão adequados;

d) Montar o calço isolante (cantoneira) no canto vivo do suporte metálico do chicote. Em seguida, fixar a cinta plástica através do furo existente no mesmo suporte ao redor do chicote;

e) Cortar a tira excedente da cinta plástica;

f) Montar o conjunto, seguindo a ordem inversa de desmontagem;

g) Com um marcador industrial de cor amarela, realizar marcação na região da torre do amortecedor lado esquerdo. Em seguida, carimbar o Manual do Proprietário na página 3-41, utilizando o carimbo já enviado e utilizado em Campanhas anteriores.

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