Ford News – Recall Novo Focus 1.6l

Campanha de Serviço (recall) – Inspeção e possível substituição do reservatório do sistema de partida a frio

Introdução

Constatou-se que um lote de reservatórios de combustível do sistema de partida a frio, utilizado no veículo Novo Focus com motorização 1.6l, foi produzidos com um anel vedador de sua bomba de combustível fabricado com material suscetível a sofrer pequenas fissuras quando em contato com solventes a base de petróleo. Nesta situação, o anel vedador poderá apresentar problemas de vedação que irão causar cheiro de gasolina na região dianteira do veículo devido ao aumento da emissão de vapores de combustível. Em casos extremos poderá haver dificuldade de acionamento do motor em dias frios quando o veículo estiver abastecido com álcool.

Importante: A falha identificada não acarreta risco de incêndio do veículo, acidentes ou qualquer tipo de lesão aos seus ocupantes.

1. Veículos envolvidos na campanha

Os reservatórios envolvidos nesta Campanha podem ter sido montados em veículos Novo Focus com motorização 1.6l produzidos até 18 de Fevereiro de 2010

Atenção: Alguns veículos poderão apresentar sua numeração de chassis dentro da janela divulgada pela mídia (de 270427 até 314861) e sua data de produção posterior a 18 de fevereiro de 2010. Para estes, o processo de inspeção não é necessário, bastando ao Distribuidor realizar o procedimento n.4.3 letra “b” deste Boletim de Serviços (carimbo do Manual do Proprietário) e o abastecimento do reservatório do sistema de partida a frio com gasolina.

A Campanha de chamamento que será divulgada pela mídia envolverá os seguintes veículos:


A utilização dos números sequenciais conforme mostrado acima para determinação da janela afetada facilita a identificação, por parte dos Clientes, dos veículos potencialmente envolvidos, porém acaba por incluir veículos de produção posterior à data de corte. O número de sequenciamento do chassi corresponde à ordem de entrada dos carros na linha de produção, e pode variar conforme o catálogo do veículo, cor, motorização, etc.

Atenção: Para identificação da data de produção do veículo o Distribuidor deverá utilizar o sistema Garantia Ford. Em caso de indisponibilidade deste sistema, contatar o Hotline.

2. Procedimento de reparo

O procedimento é dividido em duas etapas. A primeira contempla a inspeção do anel vedador (item 4.2.) e a segunda, que deve ser realizada nos casos em que se verifique a montagem do vedador afetado, de substituição do reservatório de partida a frio (item 4.3.).

Além destas duas, temos também o procedimento 4.4. para a hipótese do veículo apresentar a montagem do vedador afetado no reservatório de partida a frio e o Distribuidor não possuir a peça em estoque para a pronta substituição. Neste caso, o reservatório deverá ser removido, o Cliente orientado a abastecer o veículo com gasolina a fim de se evitar dificuldades de partida em dias frios, e o veículo deverá ser agendado para data posterior em que o Distribuidor tenha a nova peça disponível para instalação. Ao final do procedimento, todos os veículos, incluindo aqueles que serão somente inspecionados, deverão ter o reservatório de partida a frio abastecido com gasolina. No momento da entrega, o Distribuidor deverá informar o Cliente sobre a importância de se manter o reservatório de partida a frio sempre abastecido para se evitar dificuldade de acionamento do motor em dias frios. A verificação da quantidade de combustível deve ser realizada periodicamente e de forma visual.

Atenção: Antes de iniciar este procedimento, verificar se a torre do amortecedor dianteiro lado direito está marcada com uma pinta laranja (conforme procedimento de reparo, item 4.3 letra “b”), se existe histórico da realização deste procedimento no sistema de garantia (Garantia Ford) ou se o Manual do Proprietário possui o carimbo desta Campanha. A confirmação de qualquer um destes itens indica a prévia realização deste Boletim e a não necessidade da sua nova realização.

2.1. Procedimento de remoção

a) Desconectar o engate rápido de ligação entre o sistema de partida e o coletor de admissão;

b) Soltar a fixação do tubo do dreno;

c) Soltar a fixação do chicote da bomba de pressurização e da válvula solenóide da carroceria;

d) Retirar o grampo de trava do reservatório de partida a frio da carroceria;

e) Desencaixar o sistema de partida, empurrando-o para trás e em seguida levantando-o. Desloque-o de forma que seja possível o desligamento de suas conexões elétricas;

f) Soltar a presilha de fixação do chicote no reservatório.

g) Desconectar as conexões elétricas da bomba de combustível do reservatório de partida a frio e da válvula solenoide;

2.2. Procedimento de inspeção

Inspecionar a cor do anel vedador localizado na base da bomba de combustível do reservatório de partida a frio. Se constatado que o anel é de coloração verde, o reservatório deverá ser substituído por uma nova peça de número AM55/9A123/AE/ (reservatório de partida a frio completo).

Se constatado que a coloração do anel vedador é preta, a peça não se encontra dentre as suspeitas e não deverá ser substituída.

2.3. Procedimento de montagem

Caso constatado que o anel vedador montado no reservatório de partida a frio é de coloração verde, o reservatório deverá ser substituída por uma nova peça. Se a coloração do anel for preta, a peça se encontra dentro das especificações e não necessita ser substituída.

b) Utilizar um marcador industrial de cor laranja para realizar a marcação visual na torre do amortecedor no lado direito do veículo. Em seguida, carimbar o Manual do Proprietário na página 3-45, utilizando o carimbo já enviado e utilizado em Campanhas anteriores;

c) Realizar o abastecimento do reservatório de partida a frio com gasolina. Este passo deverá ser realizado mesmo que não haja a substituição do reservatório de partida a frio do veículo.

2.4. Procedimento de remoção temporária do reservatório de partida a frio

Este procedimento deve ser realizado na hipótese do Distribuidor, durante o procedimento de inspeção do reservatório de partida a frio (item 4.2), verificar a montagem do anel vedador de cor verde no reservatório de partida a frio do veículo e não possuir em seu estoque um novo reservatório de partida a frio de número AM55/9A123/AE/ para o pronto atendimento.

a) Utilizar uma cinta plástica para fixar o chicote da bomba de combustível e da válvula solenóide na fixação do sistema de partida a frio da carroceria, conforme figura 18. Certificar que o chicote não se encontra tencionado ou em contato com cantos vivos da carroceria;

b) Agendar o retorno do veículo para que seja realizada a montagem do novo reservatório de partida a frio.

Atenção: Nesta situação, o Distribuidor deve esclarecer ao Cliente que o uso de álcool como combustível não acarreta

nenhum risco, podendo resultar exclusivamente em dificuldade de acionamento do motor quando frio. Até a montagem do novo reservatório de partida a frio o Cliente deverá ser orientado a utilizar gasolina no momento do abastecimento.

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Uma resposta para Ford News – Recall Novo Focus 1.6l

  1. Fabio disse:

    Ótimo! Assim os proprietários ficam sabendo o que vai ser feito no seu veículo, e podem checar o local trabalhado.

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